EarthCheck para avaliar hotel vulcão

A “EarthCheck” e a “Água de Fogo, SGPS, Lda.” formaram uma parceria para certificar o design da “Água de Fogo”, o projeto de um hotel localizado na encosta norte do Vulcão do Fogo, Ribeira Grande, São Miguel, Açores.

O Building Planning and Design Standard (BPDS) da EarthCheck irá prestar à equipa projetista do Água de Fogo orientações, ferramentas e indicadores para avaliar e certificar o design sustentável do projeto. O programa irá auxiliar o seu designer, arquiteto e o construtor na fase de planeamento e design do hotel.

Como parte do processo de certificação, o hotel será analisado por um auditor independente que irá avaliar a Água de Fogo de acordo com as dez áreas chave de performance na abordagem à sustentabilidade, energia, água, resíduos sólidos, uso do solo, planeamento e biodiversidade, materiais sustentáveis e conservação de recursos, saúde ambiental de interior e controle de poluição, transporte, social, bem-estar cultural e económico, e inovação.

Em 2019 os Açores, uma região autónoma de Portugal, tornou-se o primeiro arquipélago do mundo certificado pelo programa Destinos Sustentáveis da EarthCheck. Um conjunto único ilhas conhecidas pelas suas paisagens dramáticas, linhas costeiras deslumbrantes e vilas encantadoras. A comunidade açoriana e a indústria do turismo assumiram um compromisso de preservar a sua rica cultura e ecossistemas marinhos ao ser reconhecido globalmente como um destino sustentável líder para férias, negócios e estilo de vida.

Stewart Moore, CEO e fundador da EarthCheck declarou: “Obter a certificação de Design da EarthCheck  irá  posicionar  a  Água de Fogo como líder na indústria, que nivelou o seu design e desempenho de sustentabilidade pelos critérios reconhecidos internacionalmente e demonstrou responsabilidade nas práticas de negócios em toda a sua operação. ”

“Este comunicado destaca o compromisso a longo prazo que a Água de Fogo tem demonstrado para com as comunidades e o ambiente de Portugal, e vai permitir ao hotel tomar medidas práticas e significativas para proporcionar uma experiência de férias de qualidade aos seus hóspedes. Esperamos  continuar a apoiar seus esforços ambientais nos próximos anos. ”

O membro do Conselho de Administração da Água de Fogo, Eng. Gonçalo Amorim, lidera várias iniciativas de inovação sustentável em Portugal e destaca que este processo de certificação pela EarthCheck é apenas o primeiro passo rumo à implementação do plano de negócios que fará do Água de Fogo uma referência para a indústria global do turismo e um caso de estudo na introdução de iniciativas em melhores práticas de sustentabilidade não só no turismo, mas também nas áreas da Saúde e Agro-alimentar.

Os compromissos são ambiciosos e serão transparentes, assumindo o Água de Fogo, de forma pública e consciente, o seu objetivo de alcançar a pontuação mais alta na certificação BPDS da EarthCheck: Platina.

Share