IBEROSTAR SE UNE À EARTHCHECK PARA CERTIFICAR AS INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE EM SEUS HOTÉIS

Palma de Maiorca, setembro de 2019. Iberostar Hotels & Resorts anuncia o acordo de colaboração com a EarthCheck, a organização líder mundial em consultoria, benchmarking científico e certificação para a indústria de turismo e viagens, com o objetivo de trabalhar de forma coordenada com as iniciativas de sustentabilidade que estão sendo implantadas nos mais de 120 hotéis da rede hoteleira. 

Tal medida está alinhada com o objetivo da Iberostar de continuar sendo líder em turismo responsável e de se associar a empresas ligadas a esse âmbito para proporcionar rigor em todo o processo da Onda de Mudança mediante três linhas de ação.

O movimento Wave of Change da Iberostar está trabalhando a favor de abandonar o plástico e direcionado para uma economia circular, promovendo o consumo responsável de pescados e frutos do mar e melhorando a saúde costeira. A Iberostar realizará uma abordagem de economia circular para aproveitar ao máximo os recursos, proporcionando-lhes o maior número de vidas possível a fim de incentivar sua redução, reutilização e reciclagem. A EarthCheck irá apoiar a Iberostar nessa ação, calculando a quantidade de resíduos e analisando os meios mais sustentáveis para reduzir essas quantidades. O movimento Wave of Change também obteve a Certificação Cadeia de Custódia MSC & ASC em determinados restaurantes e observa as proibições locais relativas aos pescados e frutos do mar, entre outras iniciativas. A Iberostar também está trabalhando para melhorar a saúde costeira através da descoberta, proteção e restabelecimento de recifes de coral, manguezais e plantas marinhas, assim como lidera projetos tal como a instalação de seu primeiro Laboratório de Recifes de Corais em terra na República Dominicana. A Iberostar entende que é importante estabelecer um padrão de turismo responsável em um nível elevado e, para tal, contará com a ajuda da EarthCheck para desenvolver esse padrão a fim de que seja seguido por todo o setor.

No final de 2019 um total de 35 hotéis Iberostar serão certificados com o selo da EarthCheck e, entre 2020 e 2021, os restantes. Como parte do acordo de colaboração a Iberostar se encarregará de fazer uma avaliação comparativa e monitorar as suas ações ambientais e sociais através do EarthCheck Certified Program, além de colaborar com o Instituto de Pesquisa da EarthCheck para identificar as oportunidades e desafios do setor turístico nos próximos anos. 

A Diretora de Sustentabilidade da Iberostar, Dra. Megan Morikawa, considera que tal parceria é um reflexo do compromisso da Iberostar com as ações, projetos e procedimentos de tomada de decisão em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Estamos plenamente cientes do impacto que nossas ações podem ter na sustentabilidade geral das regiões onde operamos, por isso estamos comprometidos com a preservação desses ambientes naturais para que as gerações futuras possam desfrutá-los”, afirmou a Dra. Morikawa. 

Por outro lado, o CEO da EarthCheck, Stewart Moore, declara que “é preciso parabenizar a Iberostar por sua visão e compromisso com os oceanos, uma vez que adota iniciativas que visam um modelo de turismo responsável e em prol do qual trabalham para tornar o mundo um lugar melhor para se viver, trabalhar, visitar e desfrutar”.

 

Share