Açores criam entidade coordenar sustentabilidade do destino

O Governo Regional dos Açores criou uma Entidade Coordenadora da Sustentabilidade do destino Açores, iniciativa que representa mais um passo no processo de certificação do destino, segundo Marta Guerreiro, secretária Regional de Energia, Ambiente e Turismo dos Açores.

“Esta entidade funcionará sob dependência desta Secretaria, mas com uma colaboração de esforços transversal a todo o Governo, aos municípios, às empresas, associações e até à população em geral, tal como recomendado pela GSTC e Earthcheck”, explicou Marta Guerreiro, em Ponta Delgada.

De acordo com a responsável, a certificação “permitirá um reforço do posicionamento estratégico internacional e da notoriedade do destino turístico Açores”, explicando que “a decisão de certificar o destino representa um compromisso de todos os açorianos para com o futuro.

Na sua intervenção, a governante adiantou que o executivo açoriano está também “a ultimar o englobamento da política de sustentabilidade do destino no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing dos Açores – um reforço claro de uma estratégia que se quer cada vez mais consolidada neste processo de certificação”.

Marta Guerreiro explicou que “a informação estatística, o seu acesso facilitado e o debate em torno da evolução dos dados assumem uma grande relevância para a tomada de decisão e melhoria contínua, enquanto uma base para qualquer processo de certificação”.

A titular da pasta do Turismo referiu também a criação de “um fórum colaborativo para empresas e instituições que se denomina Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, ao qual cada entidade adere voluntariamente e onde define objectivos anuais, devidamente alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, sendo neste momento 59 as instituições açorianas que a subscreveram.

O início do processo de certificação de sustentabilidade dos Açores decorreu em Dezembro do ano passado, enquanto um compromisso do Governo, à margem da conferência internacional “Açores 2017: no rumo do turismo sustentável”.

Source: www.publituris.pt

Share